google.com, pub-1120486551849978, DIRECT, f08c47fec0942fa0 pinterest-site-verification=ef06a817ce4862a0265a9d91730e9378
top of page
Foto do escritorMady Moreira

Vencendo o Isolamento Social: Dicas para Mães que Cuidam dos Filhos em Tempo Integral

Atualizado: 1 de nov.


Vencendo o Isolamento Social: Dicas para Mães que Cuidam dos Filhos em Tempo Integral
Vencendo o Isolamento Social: Dicas para Mães que Cuidam dos Filhos em Tempo Integral

Ser mãe em tempo integral é uma jornada linda e gratificante, mas também pode trazer desafios, como o isolamento social. Cuidar dos filhos 24 horas, 7 dias por semana, pode limitar o tempo para atividades sociais e contacto com amigos e colegas, gerando sentimentos de solidão, frustração e até mesmo depressão.

Mas não se desespere! Com algumas estratégias e mudanças de hábitos, você pode combater o isolamento social e construir uma vida social rica e satisfatória, mesmo cuidando dos seus filhos em tempo integral.


1. Conecte-se Online:


  • Utilize as redes sociais: As redes sociais podem ser uma ótima ferramenta para se conectar com amigos e familiares que moram longe ou que você não vê com frequência. Participe de grupos online relacionados à maternidade, compartilhe suas experiências e converse com outras mães.

  • Explore fóruns e comunidades online: Existem diversos fóruns e comunidades online dedicados à maternidade. Nesses espaços, você pode encontrar apoio, trocar informações e fazer novas amizades com outras mães a passar pelas mesmas situações que você.

  • Participe de grupos de interesse: Utilize aplicativos como Meetup para encontrar grupos de interesse na sua região. Você pode encontrar grupos de mães, grupos de caminhada, grupos de leitura ou outros grupos alinhados aos seus interesses.


2. Crie Rotinas:


  • Planeie momentos de socialização: Inclua momentos de socialização em sua rotina semanal. Combine almoços com amigos, participe de eventos na sua comunidade ou faça um curso online que te interesse.

  • Participe de atividades com seus filhos: Existem diversas atividades que você pode fazer com seus filhos que também podem te ajudar a se socializar. Participe de aulas de música, natação ou outros cursos para crianças. Leve seus filhos ao parque, à biblioteca ou a outros lugares onde você possa conhecer outras mães e crianças.

  • Organize grupos de brincadeiras: Convide outras mães e seus filhos para brincar em sua casa ou num parque. Isso pode ser uma ótima maneira de se socializar com outras mães e seus filhos, além de proporcionar momentos de diversão para as crianças.


3. Busque Apoio:


  • Converse com seu parceiro: Compartilhe seus sentimentos de isolamento com seu parceiro. Ele pode te ajudar a encontrar soluções para conciliar o cuidado dos filhos com a sua vida social.

  • Peça ajuda à família e amigos: Se você tiver familiares ou amigos que moram perto, peça ajuda para cuidar dos seus filhos por algumas horas por semana. Isso te dará tempo para se socializar e relaxar.

  • Considere contratar uma babá: Se você tiver condições financeiras, considere contratar uma babá por algumas horas por semana. Isso te dará mais liberdade para se dedicar à sua vida social e pessoal.


4. Cuide de Si Mesma:


  • Reserve tempo para si mesma: Mesmo cuidando dos seus filhos, é importante que você reserve tempo para si mesma. Faça algo que te faça feliz, como ler um livro, tomar um banho relaxante ou fazer uma caminhada.

  • Pratique atividades físicas: A atividade física é importante para a saúde física e mental. Pratique exercícios regularmente, mesmo que seja por alguns minutos por dia.

  • Cuide da sua saúde mental: Se você estiver se sentindo sobrecarregada, ansiosa ou deprimida, não hesite em buscar ajuda profissional. Um psicólogo ou terapeuta pode te auxiliar a lidar com os desafios da maternidade e te ajudar a encontrar um equilíbrio em sua vida.


Lembre-se, você não está sozinha! Muitas mães que cuidam dos filhos em tempo integral também enfrentam o isolamento social. Com as estratégias certas e um pouco de planeamento, você pode superar esse desafio e construir uma vida social rica e satisfatória, mesmo dedicando a maior parte do seu tempo aos seus filhos.


Commentaires


bottom of page