google.com, pub-1120486551849978, DIRECT, f08c47fec0942fa0 pinterest-site-verification=ef06a817ce4862a0265a9d91730e9378
top of page
Foto do escritorMady Moreira

Frases para Nutrir a Resiliência e a Inteligência Emocional das Crianças

Atualizado: 6 de jul.


Resiliência e a Inteligência Emocional
Resiliência e a Inteligência Emocional

A psicologia positiva, foca-se em promover o bem-estar, a resiliência e a inteligência emocional, enfatizando a importância das emoções positivas e dos pontos fortes do caráter. Diferente do "pensamento positivo" e da "disciplina positiva" — temas que podem ser abordados em textos futuros —, a psicologia positiva integra estratégias específicas para desenvolver competências emocionais e comportamentais.


  1. Resiliência

  • Frase: “Estou muito orgulhoso de como lidaste com essa situação difícil. Os desafios fazem parte da vida. Mostraste maturidade.”

  • Propósito: Esta frase reforça a resiliência ao reconhecer a capacidade da criança de lidar com desafios, incentivando-a a ver as dificuldades como oportunidades de crescimento.

  1. Inteligência Emocional

  • Frase: “Adoro como expressaste os teus sentimentos. É muito importante sabermos comunicar o que sentimos.”

  • Propósito: Encoraja a inteligência emocional ao valorizar a expressão honesta de emoções, promovendo a comunicação aberta e sincera.

  1. Atitude Positiva

  • Frase: “Lembra-te, os erros são também oportunidades para aprender. O que pensas que podes tirar desta experiência?”

  • Propósito: Incentiva uma atitude positiva perante erros e desafios, essencial para o desenvolvimento da resiliência.

  1. Reconhecimento das Emoções

  • Frase: “Vi como estavas feliz hoje quando conseguiste resolver aquele problema. Como te sentiste?”

  • Propósito: Ajuda a criança a identificar e refletir sobre suas emoções positivas, promovendo o bem-estar emocional.

  1. Autoestima

  • Frase: “Que tal darmos uma caminhada para conversarmos sobre o teu dia? Gosto muito de ouvir o que tens para dizer.”

  • Propósito: Mostra interesse nas experiências da criança e fortalece sua autoestima e capacidade de reflexão.

  1. Valorização do Esforço

  • Frase: “Tenho notado que tens trabalhado muito nos teus projetos. Mesmo que às vezes seja difícil, estás a fazer um grande esforço! O esforço é importante.”

  • Propósito: Reconhecer o esforço, em vez de apenas os resultados, ajuda a construir a resiliência e a motivação intrínseca.

  1. Segurança

  • Frase: “Se alguma vez te sentires sobrecarregado, lembra-te que podes falar comigo. Estou aqui para te ajudar a pensar em soluções.”

  • Propósito: Oferece suporte e segurança, elementos fundamentais para o desenvolvimento emocional saudável.

  1. Empatia

  • Frase: “Hoje, quando ajudaste o teu irmão, mostraste uma grande empatia. Como achas que ele se sentiu com a tua ajuda?”

  • Propósito: Estimula a empatia e a consciência social, componentes chave da inteligência emocional.

  1. Autoaceitação

  • Frase: “Cada pessoa é única e especial à sua maneira, incluindo tu. Vamos celebrar as coisas que te tornam especial.”

  • Propósito: Encoraja a autoaceitação e o reconhecimento das próprias qualidades, vitais para o bem-estar.

  1. Foco Positivo

  • Frase: “É importante recordarmo-nos das coisas boas que acontecem, mesmo nos dias mais desafiantes. Que coisa boa te aconteceu hoje?”

  • Propósito: Ensina a criança a focar-se em aspetos positivos da vida, cultivando uma perspetiva otimista e resiliente.


Essas frases, quando usadas de forma consistente, criam um ambiente emocionalmente rico e seguro, onde as crianças aprendem a desenvolver resiliência, inteligência emocional e um profundo senso de bem-estar. Ao equiparmos as crianças com a capacidade de interpretar e expressar suas emoções de forma construtiva, estamos a prepará-las para enfrentar a complexidade do mundo com competência e coragem.


Esse tipo de educação vai além dos livros, integrando-se profundamente nas interações diárias e formando indivíduos capazes de transformar adversidades em oportunidades. Assim, ao adotarem conscientemente uma linguagem que valida e educa, os pais participam ativamente na construção do caráter e na formação do futuro dos filhos.


Esta abordagem, embora mais científica do que a "disciplina positiva" e um pouco mais complexa do que o "pensamento positivo", vale o esforço, especialmente pelos filhos.


Comments


bottom of page