google.com, pub-1120486551849978, DIRECT, f08c47fec0942fa0 pinterest-site-verification=ef06a817ce4862a0265a9d91730e9378
top of page
Foto do escritorMady Moreira

Festas Infantis ao Ar Livre - Festa na Praia


Festa na Praia
Festa na Praia

Festa infantil ao ar livre


Sensação de liberdade e bem-estar num gostoso contacto com a natureza.


Pontos importantes:

1. Local

• Precisa receber confortavelmente todos os convidados e oferecer segurança; verifique se a área limite não apresenta algum perigo para as crianças.


2. Clima

•Prefira meses com menos hipótese de chuva.

•Alguns dias antes do evento, acompanhe sítios web de previsão do tempo para tentar prever se choverá ou se terá sol muito forte.

•Não conte só com a sorte, é importantíssimo ter um plano B com salão disponível ou tendas para proteger os convidados do sol excessivo e/ou pés d’água.

•Crie formas de comunicação rápida com seus convidados (grupo no WhatsApp, SMS, lista com telefone dos convidados, etc.) caso tenha que avisá-los sobre mudança do local no dia da festa. Anote endereço do “plano B” no

convite.

•Observe e estude a posição do sol durante o dia todo para escolher corretamente onde ficarão as mesas de decoração, comida, bebidas e seus convidados.

•Para fazer boas fotos no ambiente, separe um espaço à sombra para as crianças posarem para as lentes do fotógrafo.


3. Traje

•Mais leves e informais.

•Caso haja piscina no lugar, avise para todos estarem prevenidos com calções de banho, biquínis e toalhas.


4. Comes e bebes

•Menu mais leve.

•Em parques ou praias, normalmente a festa acontece durante o dia para aproveitar a luz natural.

•Salgadinhos, mini sanduíches, folhados, sucos, salada de frutas, bolos, docinhos, etc.

•Atenção à conservação dos alimentos por conta do calor.

•Se não houver tomadas próximas à festa para fornos elétricos e arcas frigoríficas, é bom pensar em alternativas para aquecer comida (uma opção é servir itens em temperatura ambiente) e/ou gelar as bebidas (coolers, caixas de esferovite, etc.).


5. Decoração

•Pode ser qualquer tema, mas o ambiente pede uma decoração mais leve, que interaja com a beleza natural em volta. Use-a a seu favor!


6. Entretenimento

•A intenção é deixar as crianças correrem soltas.

•Alugar brinquedos infláveis ou usar os que áreas naturais costumam ter como balanços, gangorras, escorregadores, etc.

•Contratar monitores ou criar atividades que distraiam as crianças.

 


Festa na Praia


Pensou em organizar uma festa na praia, com os pés na areia e vista para o mar? É uma delícia! Seguem algumas dicas importantes para que seu evento seja um sucesso.


Programe-se conforme o tempo, definindo uma data em que a probabilidade de chuva seja menor. Uma festa na praia em meio a temporais é um perigo!


Se a festa acontecer durante algum feriado ou férias, agende com antecedência o local do evento, pois nessas épocas do ano, as hipóteses de reservar um bom lugar diminuem.


Escolha uma praia relativamente perto de onde a maioria dos convidados mora. Isso irá facilitar a presença deles.


Certifique-se de que as crianças estejam sob a supervisão de adultos o tempo todo. Opte por praias com ondas mais tranquilas. Segurança é muito importante no litoral.


ESTRUTURA PARA FESTA NA PRAIA


Defina se o evento será

•Pé na areia

•Numa casa de frente para o mar

•Numa casa afastada do mar

•Numa pousada ou hotel

•Pé na areia (entretenimento) com base de apoio numa casa, restaurante, pousada ou hotel.


Você deve se certificar que o lugar escolhido não vá “desaparecer” durante a maré alta. Passe horas nesse local acompanhando o movimento do mar para não errar.


Praias mais calmas, de pouco movimento, que tenham sombra natural à beira-mar são convidativas e mais privativas.


Decida o “formato” da sua festa e, se necessário, verifique se a praia escolhida tem permissão para eventos. Mesmo que seja pequeno, isso evitará contratempos como, por exemplo, uma fiscalização de última hora que cancele a festa. Talvez você tenha que obter uma licença.


Um “jeitinho” de contornar isso é contratar estrutura legalizada da própria praia como tendas, barracas, banheiros, etc.


É um facilitador.


Outra ideia é usufruir da praia como entretenimento e depois levar os convidados para comer num restaurante já fechado para essa finalidade ou em sua casa onde você mesmo pode organizar os comes e bebes ou contratar um bufete.


Escolha uma praia com boa infraestrutura local. Isso facilita o uso de banheiros (públicos) e a locação de serviços como bufetes, hotéis, pousadas, etc.


Para praias desertas e sem infraestrutura, é imprescindível ter um local de apoio pé na areia com banheiros.


Adquira tendas e/ou guarda-sóis com cadeiras de praia para abrigar os convidados. A mesa decorada, de comidas e de bebidas também precisa ficar coberta.


Como o local é público, você não pode “cercar” a área. A demarcação do local deve ser simples e colorida, dando a entender para seus convidados onde é a festa. Pode-se usar boias, baldes, guarda-sol, cadeiras, barracas, entre outros elementos que fazem barreiras.


No convite, dê pontos de referência aos convidados.


Evite muitos convidados. Um número alto de convidados faz com que se perca o controlo das pessoas que fazem parte da festa, uma vez que o local é público e pode haver penetras.


Você decide o horário e é isso que definirá o cardápio!


Começo de manhã ou fim da tarde sempre são mais frescos.


Se a festa for até à noite, procure levar lamparinas e/ou tocheiros para iluminar. Adquire um clima de Luau, indicado para festas teens e de adultos.


Indique o uso de roupas leves e confortáveis, fatos de banho, sandálias e chinelos. Levar sua própria toalha e uma muda de roupas secas para troca também é uma ótima dica!


Resumindo


•Na praia tem que ser tudo muito simples!


•É importante que o lugar tenha uma boa estrutura, um ponto de apoio onde você possa armazenar os comes e bebes e onde haja banheiros para os convidados.


•O espaço da festa deve ser coberto (barracas, tendas, guarda-sóis) e com condições de abrigar as pessoas do sol e em caso de mudanças climáticas, da chuva.


•Esteiras e cadeiras de praia não podem faltar.


•Lembre-se de não poluir. No final da festa, recolha todo o lixo em sacos e jogue num local adequado. Mantenha a praia limpa.


CARDÁPIO


DEFINA SE:

•Providenciará a comida

•Contratará um bufete

•Fechará com um restaurante/pousada

•Usará a estrutura de uma das barracas do lugar.


As comidas, doces, bolo e bebidas devem ser especialmente protegidas do calor. Lembre-se de levar bastante gelo para manter os alimentos e bebidas frios. Usar bolsas térmicas, coolers e caixas de esferovite.


Pense num cardápio saudável e refrescante.


Dê preferência aos pratos leves usando peixes e frutos do mar.


Praia dá fome!


Sugestões


SALGADOS

•Salgadinhos

•Batatas chips e/ou salgadinhos industrializados

•Amendoim

•Pipoca

•Sanduíches naturais

•Cachorro-quente

•Bisnaguinha com requeijão, cream cheese ou manteiga

•Quiches

•Tortas

•Cuscuz

•Espiga de milho

•Queijo de coalho

•Tomatinho-cereja

•Salada de macarrão

•Palitos de parmesão

•Mini sushis (sanduíche enrolado com pão integral e atum em lata)

•Saladas diversas

•Palitinhos de legumes crus (cenoura, aipo, salsão etc )


BOLACHINHAS


FRUTAS

•Frutas da época in natura

•Saladas de frutas


DOCES

•Gelados

•Mini bolos com pouco recheio e cobertura ao invés de um bolo grande

•Bolo gelado embalado, mais fácil de preservar contra o calor

•Guloseimas sem chocolate como balas de goma, delicado, chupas, suspiro, doce de leite, caramelos, bala de coco, etc.

•Docinhos de festa


BEBIDAS

•Água de coco

•Sucos

•Refrigerantes

•Água (muita água)

•Cerveja

•Caipirinhas (combinam com o clima praiano)


Cálculo:

1. Escolha o que quer servir, separando as opções em grupos.


SALGADOS

Salgadinhos

Palitos de parmesão

Batatas chips e/ou salgadinhos industrializados

Amendoim

Pipoca

Sanduíches naturais

Cachorro-quente

Bisnaguinha com requeijão, cream cheese ou manteiga

Mini sushis (sanduíche enrolado com pão integral e atum em lata)

Quiches

Tortas

Salada de macarrão

Cuscuz

Espiga de milho

Queijo de coalho

Tomatinho-cereja

Saladas diversas


Palitinhos de legumes crus (cenoura, aipo, salsão, etc.)



2. Para ter uma variedade bacana, tenha opções de todos os grupos.


3. Cada item escolhido deve ter quantidade adequada para todo convidado experimentar.


4. O tempo de festa influenciará diretamente na quantidade.



5. DOCES:

•Docinhos de festa: 5 por pessoa.

•Gelados: 1,5 por pessoa


6. BOLO: 100 g para bolo fatiado ou 1,5 bolo embalado por pessoa.


7. BEBIDAS: 1, 2 litros por pessoa, entre as variedades que você escolher (06 copos de 200 ml)


Exemplo de cardápio montado para festa com 5 horas de duração – 50 pessoas:

•8 salgadinhos por pessoa (400 no total):

100 esfihas de carne

50 esfihas de frango

50 empadas de palmito

100 pães de batata com tomate e queijo

50 enrolados de presunto com queijo

50 quiches alho-porro


•4 sacos grandes de batatas chips

•1 sanduíche natural por pessoa

•1 mini sushi (sanduíche enrolado com pão integral e atum em lata) por pessoa

•1 cachorro-quente por pessoa

•1 bisnaguinha com requeijão, cream cheese ou manteiga por pessoa

•7 kg de torta

•5 kg de macarrão para fazer “salada de macarrão”

•- 1 espiga de milho por pessoa

•1 queijo de coalho por pessoa

•1 salada no pote por pessoa

•50 saladas de frutas no pote

•75 gelados 

75 bolos gelados embalados

•250 docinhos de festa

•10 l água de coco

•15 l suco

•20 l refrigerante

•15 l água

•Cerveja (3 latinhas para cada pessoa que beba)



ENTRETENIMENTO.


Invente brincadeiras como:

•Construir castelos de areia

•Enterrar o amiguinho

•Empinar pipa

•Jogar bola

•Fazer desenhos na areia

•“Caçar” siri, etc.



Se for uma praia de mar tranquilo e límpido pode-se também incluir:

•Mergulho com snorkel

•Natação

•Pescaria

•Brincadeiras com boias

•Bola, etc.



Para mar com ondas sob controlo:

•Pranchas


Leve:

•Baldes

•Pás

•Forminhas

•Boias

•Discos para jogar

•Petecas

•Frescobol

•Bolas

•Pipas


O que sua criatividade permitir!


Se puder, contrate monitores.


Eles organizam as atividades e ainda ajudam a cuidar das crianças.



DECORAÇÃO NA PRAIA: QUAL É O SEGREDO?


Evite decoração excessiva (considere o trabalho e o transporte de todo o material utilizado). A área é pública e, portanto, você não deve e não pode invadir o espaço.


A escolha da decoração deve servir apenas como reforço da beleza natural da praia. Priorize elementos marinhos.


TEMAS


Evite temas que não combinam com o local. Sugestões criativas:

•Luau havaiano

•Festa retro ao estilo anos 50

•Mexicano

•Surf

•Ilha deserta

•Fundo do mar


ELEMENTOS

•CONCHAS

•CORAIS

•ESTRELAS DO MAR

•PEDRINHAS

•AREIA

•TOCHAS

•FOGUEIRA

•VELAS

•BOLAS DE PRAIA

•PRANCHAS

•BOIAS

• BALDES E PÁS

•ESTEIRAS

•FRUTAS TROPICAIS

•COCO VERDE

•REDE DE PESCA

•REDE DE DEITAR

•PALMEIRAS

•COQUEIROS

•BARQUINHOS

•JANGADAS

•REMOS

•KOMBI

•GUARDA-SÓIS COLORIDOS

•FLORES

•PEIXES

•FAROL

•CHAPÉU DE PALHA

•PORTA-RETRATO

•CHINELO HAVAIANAS

•LETRAS

•CESTAS DE PALHA


Cores e padrões


O importante é não ter uma cor só na decoração para o ambiente não ficar apático.

•Tons variados de azul

•Verde-piscina

•Branco

•Cores vibrantes


Misture os padrões: listras, flores, xadrez, bolinhas, etc. Fica lindo!



Convite

Indique no convite o que as crianças convidadas devem leva, por exemplo: toalhas e outros equipamentos de praia.


Demarcação e decoração do espaço


Importante tentar preservar o espaço da festa, tentando “fechar” com subtileza esse local. Use:

•Cartazes

•Boias

•Cata-ventos espetados na areia

•Bandeirolas

•Pipas

•Cadeiras de praia

•Guarda-sóis

•Tendas


Use balões com parcimónia e cheios até polegadas menores do que seu tamanho, para minimizar os estouros por conta do sol e calor, por exemplo: compre balões tamanho 11 e encha a 8”.


Mesas dos convidados

Não esqueça de um centro de mesa bem bonito e toalhas coloridas.


Lembrancinhas

Durante a festa, você pode distribuir chapéus de palha, bonés, toalhas e chinelos. Um mimo!


Fazer cantinho do protetor solar também agrada.




Comments


bottom of page