google.com, pub-1120486551849978, DIRECT, f08c47fec0942fa0 pinterest-site-verification=ef06a817ce4862a0265a9d91730e9378
top of page
Foto do escritorMady Moreira

A Fase do Rubicão: Navegando pela Complexa Crise dos 9 Anos



Caros pais e educadores em Portugal, se enfrentam desafios com os vossos filhos na faixa dos 8 anos e meio há 9 anos, caracterizada por temperamentos difíceis e mudanças comportamentais, é possível que estejam a atravessar a chamada “fase do Rubicão” ou “crise dos 9 anos”. Este período, embora possa parecer turbulento, é uma etapa natural e significativa no desenvolvimento infantil, vista através da lente da antroposofia como um marco crítico.


Entendendo a Fase do Rubicão

A antroposofia, conceito introduzido por Rudolf Steiner no início do século XX, considera a fase do Rubicão como um momento de transição fundamental na vida das crianças, geralmente em torno dos 9 anos. Esta etapa é marcada por uma profunda transformação na forma como as crianças percebem a si mesmas e ao mundo à sua volta. Neste período, elas começam a deixar para trás a inocência da infância, movendo-se em direção a uma nova fase de maior autonomia e consciência.


Características Marcantes

Durante esta fase, várias características podem ser observadas:

  • Desenvolvimento Cognitivo: Há um aumento na capacidade de pensamento lógico e reflexivo. As crianças tornam-se mais conscientes do mundo ao seu redor e desenvolvem um interesse por conceitos mais abstratos, embora isso possa também gerar certa confusão e desconforto.

  • Mudanças Físicas: A queda dos dentes de leite e o crescimento dos permanentes são vistos como símbolos da transição da infância para uma nova etapa de desenvolvimento. Essas mudanças físicas, incluindo alterações na aparência, podem afetar a autoimagem da criança.

  • Emoção e Sensibilidade: Aumenta a sensibilidade emocional, e as crianças podem questionar o seu lugar no mundo e a sua identidade na família, buscando mais independência.

  • Desafios Comportamentais: Não é raro observar comportamentos desafiadores, como oposição e teimosia, para afirmar a individualidade.


Estratégias para Lidar com a Crise

Para navegar por esta fase desafiadora, algumas abordagens podem ser particularmente úteis:

  • Comunicação Aberta: Mantenha linhas abertas de comunicação, encorajando a expressão de pensamentos e sentimentos.

  • Respeito à Individualidade: Reconheça e respeite a crescente necessidade de independência, oferecendo orientação e apoio apropriados à idade.

  • Criação de um Ambiente Positivo: Aproveite a curiosidade inerente a esta fase para fornecer oportunidades de aprendizagem que cativem o interesse da criança.

  • Manutenção de Rotinas: Estruturas previsíveis podem oferecer segurança e auxiliar na organização do dia a dia.

  • Promoção da Autoexpressão: Incentive formas criativas de expressão, seja através da arte, música ou outra atividade preferida.


Cada criança é única, e enquanto algumas podem atravessar a fase do Rubicão de forma bastante evidente, para outras, esta transição pode ser mais suave. Compreender a natureza desta crise é crucial para oferecer o suporte necessário, permitindo que tanto pais quanto filhos naveguem por este período com maior confiança e entendimento. Ao adaptar as estratégias acima ao contexto específico de cada família, é possível transformar estes anos desafiadores numa oportunidade para crescimento e desenvolvimento conjuntos.

Comments


bottom of page